Reflexões sobre a arte

Você já pintou uma camiseta, alguma parede de sua casa ou decorou seus cadernos com desenhos que achou bonitos? Já reparou grafites coloridos pintados em muros e como as pessoas tentam fazer suas casas ficarem mais bonitas? Isto se chama estética de cada um, um jeito de causar um efeito em nós, melhorar o visual das coisas com um toque pessoal e comunicando algo. Por vezes você pode achar feio, por vezes bonito, mas sempre repara e isso lhe causa alguma reação. O belo na arte é assim, é intenso, sincero e até choca, mas nunca nos é indiferente.  Se o artista fala de sua dor particular tão bem que essa dor vira uma dor universal, de todos, não dá pra ignorar...
Arte pode ser a representação honesta e sincera da realidade do artista; é um desejo de expressão humano, um objeto estético pleno em imaginação, criatividade, originalidade e auto-expressão. 

“ Nada existe de absoluto a que se possa chamar de ARTE.
“ Existem somente artistas”  -   Gombrich

Tudo o que sabemos sobre as produções do ser humano das primeiras épocas até hoje, deve-se ao grande patrimônio deixado e pesquisado por cientistas e artistas.
 Esse grande patrimônio artístico, histórico e cultural pode ser dividido em:
. elementos pertencentes à natureza e meio ambiente;
. elementos referentes ao conhecimento, às técnicas, ao saber e ao saber fazer;
. elementos que englobam artefatos, objetos e construções.
Conhecendo toda essa herança e entendendo que ela nos pertence fica mais fácil o reconhecimento de que nós fazemos parte de uma ou várias culturas.

O homem mudou muito seu pensamento através dos tempos... Assim a arte também mudou. Vejam as diferentes formas de se representar o corpo através do tempo e espaço:





Pequena e poética viagem no tempo

 
Trechos do livro Espelhos de Eduardo Galeano utilizado na oficina numa leitura coletiva

 
.  Pré-história e Arte primitiva 

Pintura - caverna em Altamira - Espanha


“ Lá estão pintados nas paredes e nos tetos das cavernas...
Essas figuras, bisontes, cavalos, ursos, alces. Nasceram há milhares de anos, mas nascem de novo cada vez que alguém as vê.”

Pele de búfalo pintado

“ Pai, pinta o mundo no meu corpo.”
    canto indígena de Dakota do Sul

.  Arte Antiga

“ Quando o Iraque ainda não era Iraque, ali nasceram as primeiras palavras escritas. Numerosas tabulinhas de barro, história viva, foram roubadas ou destroçadas pelos bombardeios.

Uma das tabulinhas dizia:
Somos pó e nada
Tudo que fazemos
não é mais que vento.”











“ A sociedade egípcia que fazia pirâmides era uma pirâmide.
Na base estava o camponês sem terra”










“ Tiazoltéotl, deusa da noite asteca, conseguiu achar um lugarzinho no panteão macho do seu povo. Quando a terra tremia, por vibração suave ou terremoto, diziam:
-É ela.”







. Arte Oriental







“ As mulheres chinesas desenhavam suas palavras em roupas e leques. As mãos que as bordavam não eram livres. As palavras, sim”














“ Mitra, mãe do sol, da água e de todas as fontes da vida, foi deusa desde que nasceu. Quando chegou à Índia, vinda da Babilônia ou da Pérsia, a deusa teve que virar deus.”







.  Arte Clássica


“ O Partenon ficou em ruínas. As esculturas que foram arrancadas pelo inglês Lorde Elgin, estavam e continuam estando quebradas. Esses despojos nos contam o que foram:
essa túnica não é nada além de um pedaço de mármore, mas em suas pregas ondula um corpo;
esse joelho continua na perna ausente;
o cavalo que falta relincha nessas crinas erguidas no ar e troveja nessas patas que no ar galopam.
No pouco que existe, está tudo o que existiu.”


.  Arte Medieval

 
“ Um poeta árabe, que escrevia dos árabes e sobre os árabes, comentava assim:
O destino nos rompe, como se fôssemos de cristal,
e nossos pedaços nunca mais tornarão a se unir.”


 
“ Num dos seus afrescos, numa capela de Pádua, Giotto mostrou os tormentos que os diabos infligiam aos pecadores no inferno; o castigo confirmava que este mundo não passava de um ensaio geral do inferno. No aqui e no além, a desobediência merecia o mesmo prêmio.”

.  Arte Moderna
 
 


“ Edvard Munch pintou esse grito.
Agora quem vê seu quadro
tapa os ouvidos.
O novo século nascia.”




  





 “ Saqueada pelo direito colonial, a África nem ficou sabendo do muito que lhe deviam as mais deslumbrantes conquistas da pintura e da escultura na Europa do século XX.”



“ Arthur Bispo do Rosário havia trabalhado com lixo. Porque todo lixo era vida vivida e do lixo vinha tudo o que no mundo era ou tinha sido. Nada de intacto merecia aparecer. O intacto tinha morrido sem nascer. A vida só latejava no que tinha cicatrizes.”




A ilustração

Diferente de outras modalidades da arte como a pintura e escultura, que fazem sentido em si mesmas, a ilustração exerce funções de interpretar,descrever e narrar, através de imagens, textos, artigos e obras literárias.
A ilustração chega ao público diariamente em publicações digitais e gráficas dialogando tanto com o leitor, traduzindo com sensibilidade as entrelinhas do escrito, quanto com o autor, refletindo em imagens seu imaginário, contextualizando assim um momento onde intenção e intuição se encontram.
O trabalho do ilustrador não se resume a enfeitar um texto ou preencher espaços; ele traz para a página convivência com a composição, a diagramação, estudos conceituais e escolha de materiais plásticos e linguagens para a execução de um bom desenho que deságua num trabalho braçal e intelectual ,expressão pessoal do ilustrador em coerência com referências do texto, sua matéria prima, fazendo a mediação tanto com o autor, quanto com profissionais gráficos, num trabalho de equipe completo.
As ilustrações me inspiraram desde criança, nas coleções de jornais do meu avô ou nos belas histórias que li; crianças gostam muito de “livros com figuras”.Das capas de disco às pesquisas acadêmicas, na juventude e extensão de meus estudos a ilustração deu referências em minha decisão de se uma desenhista. Divido com vocês algumas belas ilustrações feitas por verdadeiros artistas gráficos.






J. Carlos. Brasil. 1884/1950

“E foi a linha que ele rapidamente descobriu. a maior e mais radical abstração do homem. Todo resto existe na Natureza: som, música, cor, volume. A linha é criação do humana, dedeantes da primeira pessoa que ensinou a outra o caminho desenhando com um bastão na terra...” Trecho extraído do fascinante livro de Cássio Loredano (também ilustrador) “ O bonde e a linha”.





Gustav Doré. França. 1832/1883

“Chapeuzinho Vermelho.”








Esnest Kutzer.Alemanha.1880/1965


“As viagens de Gulliver”- ColeçãoTesouro da criança."









Novos contos de Anderson. Coleção de contos de fadas organizado por Monteiro Lobato, 1962.
Ilustrador desconhecido. (colorido por meus filhos)



Roger Dean. Inglaterra. 1944. Capa de disco-anos 70.



Milton Glaser.USA. 1929 Revista Anos 70.


Robert Crumb. USA. 1943


Com certa pretenção de comentar o trabalho desses artistas ilustradores, meus preferidos, e com profunda admiração por eles, aqui está descrito o que sinto, diante dessas obras...



Renato Alarcão. Brasil

Suas ilustraçõestão nítidas e ao mesmo tempo aquareladas (na qualidade, pela fliluidez sutil), poéticas e luminosas, são a melhor companhia que os textos podem ter.




Patricia Gwinner. Brasil

O livro infantil torna-se engraçado, lúdico, debochadamente lindo, como as crianças, com as brincadeiras ilustrativas dessa artista.





Rico Lins.Brasil.

Colagens despojadas, reclicagem plástica,urbanas e bem contemporâneas, sujeira bela...



Rui de Oliveira . Brasil

Beleza melancólica, rigor, fantasia que transborda e transporta... Traz consigo alguma lembrança ancestral.




Luiz Trimano. Argentina. 1943

Preto e branco expressivo de tão colorido e colorido de tão expressivo...

5 comentários:

  1. Tia, està lindo o seu blog!!!! Se voce quiser posso te mandar alguma coisa daqui...fotos...enfim, estou cercada de arte por todos os lado aqui em Florença!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita !

    A deusa Mitra teria alguma relação com a estátua da Liberdade?! Pergunto por causa da semelhança.

    Abs.

    Vitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a simbologia dos adornos da Estátua da Liberdade possam ter alguma relação com os ritos da Maçonaria. Já a Deusa Mitra possivelmente estaria associada a cultos pagãos.

      Excluir
  3. Rita, parabéns pela riqueza de informações e cuidados, verdadeiramente artístico, com os detalhes no blog. Estou aprendendo muito passando por aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Rita, parabéns pela riqueza de informações e cuidados, verdadeiramente artístico, com os detalhes no blog. Estou aprendendo muito passando por aqui. Bjs

    ResponderExcluir