Material didático


Apostilas


A seguir estão as apostilas da Oficina do Loucos por Arte disponíveis para download. Aos poucos todas elas serão atualizadas e digitalizadas. Aproveitem!


Estudo 1 - A arte depende do olhar

Arte é a representação honesta e sincera da realidade do artista; é um desejo de expressão humano, um objeto estético pleno em imaginação, criatividade, originalidade e auto-expressão.
Há várias modos de analisarmos uma obra e os movimentos da história da arte.
Porém para estudá-la mais profundamente é preciso considerar possui algumas regras e elementos que dizem respeito ao espaço, forma, cor, etc. sendo que o assunto é o conteúdo representado por meios plásticos, a expressão, a interpretação do assunto e a forma, a organização da obra.


Estudo 2 - Pré-História e arte primitiva

O homem pré-histórico, sem consciência da arte ou da estética, criou artefatos, ferramentas, estatuetas e pinturas mobilizados pela necessidade e funcionalidade. Mais tarde imprimiu suas mãos nas paredes da caverna se utilizando de pigmentos naturais.
As primeiras expressões do homem pré-histórico foram imagens pintadas de animais em cavernas. Posteriormente, suas imagens retrataram cenas de caça, seus grupos e cerimônias religiosas.
Aos poucos, o homem torna-se mais simbólico, representando cenas de sua vida e decorando seus objetos.


Estudo 3 - Primeiras civilizações

Saído da condição primitiva, o homem começa a se socializar.
As primeiras civilizações a partir de 4 mil anos aC se destacam nos rios Tigre e Eufrates - mesopotâmicos, no vale do rio Nilo - egípcios, e no litoral do Mar Egeu - cretences.
As construções se tornam mais complexas, a arquitetura passa a existir, e é a grande expressão artística e seu caráter colossal era basicamente feitas em pedra.


Estudo 4 - Grécia

Geograficamente a Grécia apresenta uma parte insular, uma continental e uma peninsular. Complexa no sentido de uma unidade para o povo na antiguidade, era favorecida nos aspectos de navegação, comércio e proteção das cidades. Madeira, mármore branco e pentélico (tipo furta-cor) e calcário eram abundantes na região.
A arte grega mantém uma unidade ideológica morfológica sob a égide do racionalismo e idealismo, trazida até nós com suas regras e cânones.
Grandes contribuições para a cultura foram dadas no conhecimento das ciências (matemática, biologia, astronomia, física), filosofia e artes (teatro, literatura).


Estudo 5 - Etruscos e Roma

Os etruscos, que foram mestres na engenharia arquitetônica, no urbanismo e na topografia, trouxeram aos romanos vários elementos de arquitetura e novas modalidades da arte.
A arte romana era dotada de grandeza, busca do útil, força e realismo; a função era mais importante que as preocupções estéticas. Os romanos não possuiam um “estilo” próprio, já que sua expressão era uma cópia da arte grega decadente, tanto de fontes como de artistas.
A cultura romana foi um dos pilares do classicismo do século XIX, exercendo papel importante na cultura ocidental com as contribuições do latim, origem de várias línguas, a noção de Estado e o Direito Romano, estudado e praticado até hoje.


Sugestão de atividades - fonte:
Alguns trabalhos plásticos foram extraídos
da Coleção “Brincando com Arte” (em 3 volumes)
- Sue Nicholson e Deri Robins - Editora Girassol.

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